Porque investir em sistemas inteligentes?

Porque financiar um projeto de desenvolvimento de um sistemas contendo inteligência artificial?

Escutar pelo menos uma dessas perguntas de um responsável por uma empresa significa que ele não só sabe o que significa inteligência artificial, mas também o quanto é necessário para o crescimento da empresa.

Por outro lado, ver grandes empresários falando que inteligência artificial é coisa do futuro só demonstra a grande ignorância sobre o assunto. O medo de coisas desconhecidas é altamente tolerável, mas tomar uma decisão com base no que não conhece, extrapola os limites da ignorância (completem a frase com o adjetivo que lhe vier na mente).

Grandes gurus da administração recomendam abrir os olhos, mas galera, só abrir os olhos não adianta muito, temos que levantar a cabeça e olhar para frente com os pés no chão.

Inteligência artificial não é o bicho papão que assombrou sua infância, inteligência artificial faz parte do seus dia a dia, só você que não viu. Pode acreditar em mim.

A grande maioria das pessoas que não são da área de computação ao conversar comigo associam a inteligência artificial a sistemas altamente complexos que simulam o incompreensível sistema cognitivo humano. Alguns ainda gostam de acoplar um robô com habilidades superiores a dos seres humanos de brinde. Só nessa brincadeira descrita nós temos duas área de pesquisa bem profunda que são a robótica e a inteligência artificial forte.

Pessoal, eu falei inteligência artificial forte que corresponde a investigação em sistemas que consiga raciocinar e resolver problemas, basicamente esses sistemas podem ser classificados como auto-conscientes. Marvin Minsky define muito bem o pensamento dos seguidores da IA  forte com a frase: “Cérebros são Computadores Formados de Carne”.

Qual empresa utiliza sistemas inteligentes nesse porte? Pessoalmente eu não conheço nenhuma e acredito que não vou conhecer por um bom tempo. É bem essa visão que tomadores de decisão tem sobre sistemas inteligentes. Oh, Pobres mortais!

Comercialmente são utilizados sistemas inteligentes baseados na IA fraca, que é bem mais simples do que o nosso cérebro. A IA fraca resolve problemas menores sem ter em seu interior um sistemas auto-consciente.

Quando falei que vocês estão rodeados de sistemas inteligentes eu não tava brincando. Vou ajudar a perceber isso.

Já usou o site de busca do Google? Pois é, ele provavelmente já deve ter corrigido você e para piorar ainda mais ele bateu em você com a frase “Você quis dizer: …”. Já jogou futebol no video-game? O juiz ladrão do jogo é a personificação da inteligência do juiz (ladrão ou não), Yahoo, Mercado Livre, sistema bancário, Last FM, Orkut, tudo isso tem IA.

Suponha por absurdo que você ainda não acredita que IA pode ser simples. Nesse caso eu vou te mostrar um sistema onde a inteligência artificial pode ser observável com mais clareza. Só que eu não posso garantir que você vai conseguir extrair algo de útil dessa demonstração. Existe um sistema chamado Akinator que é o gênio da internet, ele “magicamente” adivinha (deduz) o que você está pensando. Sente o drama: http://pt.akinator.com/.

Bem, a idéia desse post é que com poucas palavras eu consiga guiar você pela estrada de tijolos amarelos para o fim do desconhecido e o fim do mito da inteligência artificia como o ser devorador de dinheiro. A IA é sim possível, é sim uma boa idéia para investimento e é sim o futuro de hoje. Grandes empresas estão sentadas em grandes fortunas por ter inovado e apostado na IA. Agora só falta você.

Indique esse post para mais 5 chefes e milagrosamente você receberá um aumento de salário. Caso você quebre a corrente, o aumento será de trabalho.

Para finalizar, gostaria de repassar uma frase que li no livro Gerenciando com a Máfia onde o autor cita a seguinte frase:

“Ganhar não é a melhor coisa, é a única”.

Pense nisso!

Anúncios