1467051300Nada de pânico galera, os robôs estão entre nós sim, mas são bonzinhos.

Passeando pelo site da Forbes eu descobri uma matéria sobre robôs muito interessante. Nesse site eles descrevem (com fotos) os 10 robôs mais badalados do momento. Dei uma resumida no texto tentando deixar o mais leve possível para uma leitura agradável e produtiva. Traduzido pela Fernanda Thiesen.

Esse post está dividido em duas partes. A parte chata e a parte legal. A parte chata vai ser legal para os “taradinhos” em robô e inteligência artificial. Se você é só um curioso então pule diretamente para a parte legal. 🙂

Parte Chata

O termo humanóide deriva do grego, que significa humano (humanus) e semelhante (-oide). Enquanto os humanóides foram uma vez um elemento popular na ficção científica, eles agora estão aparecendo em laboratórios de ciência em todo o mundo, como o laboratório NASA´s Johnson Space Center e em universidades como a Carnegie Mellon nos Estados Unidos e Waseda no Japão.

Na medida em que os limites entre inteligência natural e artificial se tornam tão indistintos quanto o assunto em si, somos estimulados a imaginar quando chegará o dia em que a robótica mostrada pela ficção científica se tornará realidade.

Parte Legal

Asimo

O mais recente protótipo de robo da Honda, ASIMO fez grandes notícias em 2009. O andróide, um robô que lembra um homem, se parece com um astronauta e pode andar, correr, cumprimentar pessoas e trazer-lhe um drink. Ele pode interpretar as posturas e gestos dos humanos, reconhecer rostos e deslocar-se ou se dirigir as pessoas pelo nome em resposta.

ASIMO

Big Dog

Se você topar com o Big Dog na floresta, você provavelmente pensará que está no meio do set de George Lucas em Star Wars. Completo, com uma visão esterioscópica e sistema de navegação, Big Dog foi desenvolvido para ir a qualquer lugar que um animal pode ir. Com 4 pernas articuladas ele pode correr a 4 milhas por hora e andar sobre a neve e água. Ele pesa 240 pounds e pode carregar 340 pounds de carga.

BigDog-(Boston-Dynamic)

HRP 4C

HRP-4C foi criado pelo National Institute of Advanced Industrial Science and Technology é provavelmente o robo mais semelhante a uma fêmea humana. Com 5 pés e 94 pounds, ele se parece com uma jovem japonesa. Ela anda, balança como uma humana e se comunica usando tecnologia de reconhecimento de voz. HRP 4C apareceu em Tokyo, no Japão Fashion Week em março passado.

HRP-4C

REEM-B

REEM-B foi construído na Espanha pela Pal Robotics com investimento dos Emirados Árabes. Este andróide tem quase 5 pés de altura com 5 dedos em cada mão e pode transportar objetos de até 25% do seu peso. REEM-B pode subir e descer escadas, jogar bola e xadrez.

reem_B-(Pal-Technology)

Twendy-One

No esforço de trazer a robótica para a população mais madura, o cientistas e engenheiros japoneses da Waseda University no Japão, desenharam o Twendy-One, um sócia do ET, de plástico branco em rodas. Pesando aproximadamente 250 pounds, ele tem uma incrível destreza de pegar canudos e oferecer drinks para convidados. Os criadores esperam comercializar o robô em 2015.

Twendy-one-(Reuters)

Justin

Justin é provavelmente o maior esforço da Europa em robótica. Vindo do centro espacial da Alemanha, ele, como o Twendy-One, tem a parte humanóide superior do seu corpo montado em cima de rodas. Justin controla com acurácia qualquer objeto devido a seus braços e mãos articulados.

justin-(DLR)

CB2

Pesquisadores da Osaka University’s Graduate School of Engineering criaram um robô bebê. Nos seus 4 pés de altura, CB2 pode encarar estranhos, engatinhar, alcançar brinquedos e falar como um bebê. Pesquisadores irão equipar o CB2 com um software de aprendizado e estudá-lo enquanto ele vai tendo os obstáculos como caminhar e falar. Eles acreditam que sua aparência pode tornar mais fácil a comunicação com humanos.

CB2

Kaspar

Se juntando ao CB2 no parquinho está Kaspar, uma criança humanóide desenvolvida na University of Hertfordshire. Kaspar é parte do projeto Aurora, no qual os membros acreditam que os robôs podem servir como ajuda educacional ou terapêutica para crianças com autismo. A pele dele é incorporada com sensores táticos para interagir com crianças autistas que sempre tem problemas com o toque de outras pessoas ou de serem tocadas.

kaspartherobot

Kobian

Kobian é outro projeto japonês da Waseda University, é um robô humanóide com emoções. Ele não apenas usa suas pernas e braços, mas também tem olhos, lábios e sobrancelhas. Ele pode chorar, ficar feliz, triste, surpreso e com raiva. Ele pode não ser o mais ágil dos robôs da lista, mas suas expressões faciais fazem dele o mais esquisito.

kobian-robot

Robonaut

Em cooperação com a DARPA e o NASA’s Johnson Space Center construiram um robô humanóide astronauta, Robonaut, com atividade extraveicular, significando que ele é capaz de trabalhar fora, no espaço. Os criadores esperam que o Robonaut será capaz de construir estações espaciais na lua ou em Marte, em situações que podem ser muito perigosas para humanos, e em última análise, ser capaz de cooperar com humanos reais na colonização do espaço. A agência espacial japonesa também está procurando distribuir um robô  humanóide para aplicações espaciais.

Robonaut-(NASA)

Fonte: http://www.forbes.com/?boxes=homefresh

Tradução: http://theladybugblog.wordpress.com/

Anúncios